Orientações para quem deseja abrir um negócio.

Ser dono do próprio negócio possibilita oportunidades e ganhos, contudo, muitas dúvidas podem surgir, como por onde começar, qual o melhor ramo, como atender cliente, entre outros.  Para que isso aconteça de forma eficiente é necessário organização e planejamento de gestão. 

O registro como Microempreendedor Individual, por exemplo, é um processo simples e menos burocrático para quem deseja abrir um negócio e estar legalizado, além de estar protegido dos riscos de uma empresa informal.

É importante reunir todas as informações sobre o negócio que desejar abrir como por exemplo: pesquisa de mercado, finanças, marketing, perfil do cliente, esse levantamento faz parte do planejamento e primeiros passos para começar bem. 

Primeiros passos

Ideias de negócio:

Ter a ideia de negócio nem sempre é uma tarefa fácil, com base em estudos o Sebrae oferece mais de 300 ideias para ajudar na visão e nas decisões empresariais que encaixem perfeitamente no ramo e atividade ideal obter sucesso empresarial.

Decida o ramo:

O ramo é a atividade principal e econômica de uma empresa e para exercê-las serão através do tipo de negócio, dentre eles estão: Franquia que consiste em ser um empreendedor que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida. O Home office que é uma opção que possibilita trabalhar online e de casa. O comércio eletrônico cujo todos os serviços ou produtos são feitos online por uma loja virtual e redes sociais. As Cooperativas onde as atividades vêm por meio de sociedade com objetivo de prestação de serviços ou desenvolvimento de produtos e a modalidade Associação onde um grupo de pessoa física e jurídica se unem para desenvolver oportunidades para o grupo.

Conheça o mercado:

Para conhecer o mercado é necessário organização e preparo e conhecer os riscos, o produto, o perfil do cliente, concorrentes entre outros aspectos caracterizados em plano de negócio. O Sebrae elaborou um plano de negócio para auxiliar candidatos iniciantes em empreender para começar bem.

Formalize-se:

O registro e a formalização de uma empresa garantem vantagens como: entender os direitos e deveres de um negócio, segurança e credibilidade na venda, possibilidade de parcerias, acessos a linhas de crédito entre outros. O registro da marca é importante para firmar a empresa no mercado e assegura ao empresário a exclusividade do uso no seu ramo de negócio.

Crédito:

Uma boa administração financeira é fundamental para o futuro de uma empresa, contudo, eventualmente o empresário pode precisar de um auxílio de crédito para sua empresa e antes disso é preciso uma real análise das necessidades de solicitar os créditos. Nessa análise inclui: qual o melhor crédito, riscos e vantagens, garantias e qual melhor instituição encaixa nas necessidades da empresa.

Não posso ser MEI.Quais são minhas alternativas?

Para quem não pode ser MEI existem mais de uma alternativa. É possível tanto atuar como autônomo, como regularizar sua atividade através de outros modelos de empresas, como veremos.

Profissional Liberal

Se você é um profissional liberal e tem suas atividades regulamentadas por um órgão de classe, você pode trabalhar tanto por conta própria, como ser contratado por diferentes empresas.

O recolhimento de impostos, no caso do profissional liberal, está diretamente ligado à prestação de serviços. Por isso, para cada vínculo que o profissional possui, a tributação será considerada de forma individualizada.

Em regra, profissionais liberais, além de recolherem o IR, devem pagar o INSS, PIS e ISS. A maioria desses profissionais prefere organizar o recolhimento de impostos através do chamado “carnê leão”.

Através do carnê leão, o profissional liberal recolhe mensalmente os impostos necessários de acordo com a sua arrecadação. Assim, para um arquiteto, por exemplo, que realiza uma determinada quantidade de trabalhos por mês. Para cada trabalho realizado e recebido, é necessário fazer uma anotação no livro caixa e depois recolher uma DARF sobre o valor mensal arrecadado.

Empresário Individual (EI)

Outra alternativa para quem não pode ser MEI é regularizar suas atividades como Empresário Individual. Nesse modelo, o empresário realiza suas atividades em nome próprio, como titular do negócio, e é ideal para quem não pensa em ter sócios.

Neste modelo de empresa, o patrimônio da pessoa física se confunde com o patrimônio da empresa. Assim, caso a empresa adquira qualquer dívida, o profissional responde de forma ilimitada com seus bens pessoais.

Empresário Individual de Responsabilidade Ilimitada (EIRELI)

A EIRELI é outro tipo de empresa individual que pode ser interessante para quem não pode regularizar ser MEI. A principal vantagem deste tipo de empresa é que a responsabilidade é limitada, ou seja, caso a empresa adquira dívidas, o patrimônio pessoal do empresário não é afetado.

Embora seja um modelo de empresa mais seguro comparado as outras alternativas, para abrir uma EIRELI é preciso contar com um bom capital. Isso porque apenas para abrir a empresa, o empreendedor precisa integralizar no capital social 100 vezes o valor do salário mínimo. Isso é uma exigência para garantir a segurança dos credores neste tipo de empresa.

Sociedade Limitada

Por fim, quem não pode ser MEI também tem a opção de se formalizar como sociedade limitada, caso deseje ter sócios. A sociedade limitada é um tipo de sociedade coletiva onde os sócios adquirem cotas de participação determinando o percentual que cada um possui da empresa.

A vantagem, neste caso, é que o patrimônio pessoal do empresário fica protegido, mesmo que haja o rompimento da sociedade ou problemas financeiros.

Para quem não pode ser MEI, existem uma série de possibilidades. Porém, somente avaliando o caso concreto é possível escolher o melhor modelo de empresa e tomar a melhor decisão. Antes de formalizar sua atividade, portanto, busque o auxílio de uma boa contabilidade.

Além de orientar sobre o melhor modelo, bons contadores podem explicar acerca de como funciona a carga tributária e quais são as opções para onerar menos o seu negócio.

Você já conhecia as alternativas para quem não pode ser MEI?

Quer abrir uma empresa e regularizar suas atividades?

Entre em contato e saiba mais!

Iniciar Conversa
Iniciar conversa
Olá! 👏
Podemos ajudar?